Express Medical

Conheça nossa loja Online: www.expressmedicalstore.com.br

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Rinite, sinusite, adenoide e desvio de septo são problemas nasais comuns

Obstruções atrapalham entrada de ar pelo nariz e forçam respiração bucal.
Olfato ajuda na digestão, ao preparar o estômago para os alimentos.


Uma viagem por dentro de um nariz gigante ajuda a entender melhor como a respiração funciona. Essa iniciativa da Academia Brasileira de Rinologia (ABR), exibida no Bem Estar desta quinta-feira (17), busca conscientizar as pessoas a inspirarem sempre pelo nariz, e não pela boca.
O nariz inflável gigante, com 15 metros de comprimento, 12 m de largura e 5 m de altura, é uma reprodução ampliada 125 vezes em relação ao tamanho normal.
Segundo o otorrinolaringologista Nilvano de Andrade, o bulbo olfatório é uma extensão do cérebro no nariz que fica na parte de cima da cavidade nasal e é recheado de neurônios, responsáveis por identificar os cheiros.
nARIZ PARTE 1 (Foto: Arte/G1)

Quando você sente cheiro de gás, por exemplo, seu nariz percebe, avisa o cérebro e fica em estado de alerta. O mais interessante é que o gás não tem odor, as indústrias é que são obrigadas a introduzi-lo artificialmente para poder servir de alarme em caso de vazamento.
Além disso, o nariz é o botão que liga a digestão: o cheiro dos alimentos aciona o estômago, que já começa a fabricar o suco gástrico. Por isso, só de sentir o que algumas comidas exalam, dá água na boca e fome, como destacou a pediatra Ana Escobar.
Rinite
De 30% a 40% das pessoas em todo o mundo têm rinite durante a vida. A forma mais comum é a alérgica, em que a sensibilidade aumenta quando entra em contato com algumas substância, como poeira, pólen, pelos, perfumes e produtos químicos.
A casa de quem tem rinite deve ser bem arejada e livre de coisas que podem acumular poeira, como tapetes, cortinas, sofás desencapados e bichos de pelúcia.
NARIZ PARTE 2 (Foto: Arte/G1)
Desvio de septo 
O septo é uma estrutura formada por cartilagem e osso que funciona para dividir as duas cavidades nasais. Tem função anatômica porque aumenta a velocidade de entrada do ar no corpo.
Boa parte dos desvios é causada logo na infância, pela respiração bucal, que muda a forma da arcada superior.
Adenoide
É uma espécie de carne esponjosa que fica no final do nariz e tem função de defesa contra doenças respiratórias.
Esse tecido linfático é importante no reconhecimento de vírus e bactérias e também na produção de anticorpos.
Começa a se formar a partir dos 2 anos de idade e cresce rapidamente, às vezes mais que o crânio. Quando isso acontece, o nariz pode ficar obstruído, e é indicado procurar um médico.
Fonte:Bem Estar


Nenhum comentário:

Postar um comentário