Express Medical

Conheça nossa loja Online: www.expressmedicalstore.com.br

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lanchar na parte da manhã prejudica dieta, diz estudo

Fazer alguns lanches entre o café da manhã e o almoço pode prejudicar a dieta mais do que consumi-los em outros horários do dia. É o que aponta estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association.

Mulheres que estavam fazendo dieta durante um ano e tomavam lanches na parte da manhã perderam, em média, 7% do peso, enquanto as que não tinham esse costume perderam 11%.
A necessidade de comer durante esse período é, segundo os pesquisadores, um sinal de que a alimentação da pessoa não é saudável. "A pessoa não come durante esse período para satisfazer a fome. É apenas um reflexo de não se preocupar com os hábitos alimentares", acredita Anne McTiernan, autora do estudo.
O estudo foi realizado com 123 mulheres obesas ou acima do peso, com idades entre 50 e 75 anos. Elas participavam de um estudo para identificar se perder peso e exercícios físicos tinham algum efeito no câncer de mama.
Enquanto 97% das mulheres faziam lanches durante o dia, apenas 19% tinham o costume de comê-los entre 10h30 e 11h30. Os pesquisadores apontaram que o momento mais comum em que 76% das participantes lanchavam era entre 14h e 17h30.
As mulheres que comiam durante a parte da manhã estavam mais propensas a lanchar mais durante o dia. O estudo mostrou que 47,8% das que comiam durante a manhã comiam três ou mais lanches por dia, enquanto apenas 38,9% das mulheres que lanchavam mais tarde comiam tantas vezes assim.
Durante a pesquisa, os cientistas descobriram que os hábitos alimentares vêm sendo alterados e que as pessoas estão comendo mais sem se preocupar. Como o número de lanches entre as refeições aumentaram, as calorias ingeridas também, visto que poucas pessoas diminuíram as calorias de outras refeições.
Lanche saudável
Na opinião dos pesquisadores, lanches saudáveis podem ajudar a pessoa a ter uma dieta bem sucedida, além de aumentar a saciedade.
O estudo mostrou que as mulheres que comiam entre dois e três lanches saudáveis por dia ingeriam mais fibras do que as que só comiam um ou nenhum. As que comiam na parte da tarde também consumiam mais frutas e vegetais do que as outras.
McTiernan conclui que quem deseja emagrecer precisa se educar para incorporar lanches saudáveis à dieta.
Fonte: Uol Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário