Express Medical

Conheça nossa loja Online: www.expressmedicalstore.com.br

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mastigação influencia no processo de emagrecimento


No vale-tudo da beleza e do corpo perfeito, muitas pessoas investem na academia, cirugias 
plásticas, remédios e dietas malucas. Há até quem controle a alimentação com rigidez para conseguir enxugar a silhueta, sem se importar com a digestão em si. Segundo Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da clínica que leva seu nome, da capital paulista, a forma como os alimentos são ingeridos conta muitos pontos na hora de lidar com a balança.
O profissional explicou que a mastigação é o princípio do processo digestivo e ajuda no emagrecimento. "A atuação da saliva junto aos alimentos facilita a digestão, já que eles chegam pré-digeridos ao estômago. O bom funcionamento intestinal é um dos pilares do emagrecimento saudável", justificou.
O processo digestivo influencia ainda a absorção dos nutrientes e quanto melhor ela for, maior será a assimilação de vitaminas, proteínas, sais minerais etc. "E quanto mais o organismo assimilar esses nutrientes, maior será a saciedade e menor a vontade de comer compulsivamente", esclareceu Köhler.
"Comer tem que ser uma atividade consciente. O cérebro leva de 15 a 20 minutos para ativar o mecanismo de saciedade, que sinaliza o momento certo de parar de comer. Assim, o indivíduo ingere mais do que necessita e acaba engordando", contou o ortodontista, que lembrou que parte dos problemas digestivos começam com a mastigação adequada. Quem apresenta deficiências na mastigação e, consequentemente, na saciedade, pode recorrer ao uso de um aparelho bucal que reduz a quantidade de comida consumida, segundo Köhler. "São dispositivos intra-orais, criados para melhorar a qualidade da mastigação dos alimentos e reduzir a quantidade de comida ingerida a cada refeição. Eles devem ser prescitos por um profissional habilitado e fazem parte de todo um tratamento que auxilia no emagrecimento", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário