Express Medical

Conheça nossa loja Online: www.expressmedicalstore.com.br

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Abstinência de álcool é grave e pode levar à morte

Os sintomas da abstinência podem começar até 24 horas após a ingestão da última dose. Foto: Getty Images

O Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), ligado à Secretaria de 
Estado da Saúde de São Paulo (SP), divulgou nesta quarta-feira (14) que um a cada dez casos de síndrome de abstinência alcoólica, que aparecem horas após a ingestão da última dose, é tão grave que pode levar à morte e os sinais mais graves podem durar até 72 horas.
Os sintomas da síndrome são tremores generalizados, sudorese, dor de cabeça, vômitos, alucinações e desorientação de tempo e espaço, que podem evoluir para quadros mais graves, como oDelirium Tremens , que consiste em um estado de confusão mental que piora ao entardecer. Essas crises podem causar sequelas neurológicas e até a morte se não forem tratadas a tempo.
Os especialistas estimam que cerca de 90% das pessoas que exageram no consumo de álcool sofrem da síndrome de abstinência de forma leve ou moderada nas primeiras 24 horas após a ingestão da última dose e recomendam que as pessoas bebam muita água e repousem para ajudar o organismo a se recuperar. A quantidade de álcool ingerida e a suscetibilidade de cada pessoa determinam a gravidade do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário