Express Medical

Conheça nossa loja Online: www.expressmedicalstore.com.br

sábado, 14 de janeiro de 2012

Sobre Diabetes - Atividade física faz mal ao diabetes

Pergunta:  Atividade física faz mal ao diabetes ? ( Verdade ou Mito )
Resposta: Mito


Mito. A prática de exercícios físicos é importante tanto na prevenção quanto no tratamento do diabetes. Junto ao uso de medicação e um plano de educação adequado, constituem as bases para um bom controle glicêmico. Sua prática deve ser adequada a cada paciente, sendo orientada pelo médico.
O paciente com diabetes apresenta altos níveis de glicose no sangue e os exercícios físicos ajudam a reduzi-los e principalmente na utilização da glicose pelos músculos. O hormônio insulina torna-se mais eficaz com a atividade física.
Os exercícios físicos também são benéficos ao controle do peso e prevenção da obesidade, fator importante no diabetes tipo 2. Problemas como colesterol alto, alteração da pressão arterial e triglicérides também são reduzidos pelo efeito da atividade física, colaborando para evitar problemas cardíacos como o infarto.
Escolher a atividade física a ser praticada depende de cada indivíduo, porque não há exercício mais indicado e, sim, aquele com o qual o paciente tem mais afinidade. É importante optar pelo que dá mais prazer. Além disso, o médico deve ser consultado para que fazer a avaliação e orientar o paciente sobre os esportes menos indicados por questões de saúde. Antes de começar a prática de esportes é também importante fazer uma avaliação do condicionamento tanto físico quanto cardiorrespiratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário