Express Medical

Conheça nossa loja Online: www.expressmedicalstore.com.br

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Câncer colorretal aumenta índice de ostomizados


 
 Procedimento cirúrgico assusta em primeiro momento, mas logo depois é bem visto pelos pacientes

 
A ostomia é um procedimento cirúrgico para construção de um novo trajeto de saída de urina ou fezes e pode ser indicado pelos médicos por diversos motivos. Um deles é o câncer colorretal, que segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), é um dos tipos que mais cresceu nos últimos anos.

“Estamos falando do quinto câncer mais diagnosticado no Brasil, que está relacionado em geral ao sedentarismo, obesidade, tabagismo, história familiar de câncer colorretal, predisposição genética, à dieta rica em carnes vermelhas, e possivelmente, à dieta pobre em fibras”, explica o enfermeiro e profissional da Express Medical, Henrique Outeda.

Inicialmente, a sugestão para realização do procedimento de ostomia assusta os pacientes, que acreditam que a bolsa trará limitações físicas e sociais. Passado o susto, a notícia é recebida como uma alternativa, uma possibilidade de prolongar a vida e esquecer a doença e uma possível fatalidade.

“Por ser uma alternativa e os pacientes estarem mais sensíveis devido ao surgimento do câncer, vemos casos de pessoas que fazem reflexões sobre a existência, comportamento humano, valores e atitudes. A ostomia pode ser considerada uma alternativa nos casos de câncer colorretal e ajudar a prolongar a vida do paciente”, finaliza Outeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário