Express Medical

Conheça nossa loja Online: www.expressmedicalstore.com.br

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cuidado com a alimentação no inverno

Com a chegada da estação mais gelada do ano, temos uma grande tendência de ingerir mais alimentos. Mas não é só a balança que precisa de cuidados. Os portadores de Ostomia, por exemplo,precisam se atentar ao tipo de alimento a ser ingerido.

Segundo o enfermeiro e profissional da Express Medical, Henrique Outeda, durante o inverno é normal comer mais, porque no frio as pessoas necessitam ingerir mais calorias para manter a temperatura corporal e geralmente optamos por alimentos gordurosos que trazem mais saciedade e conforto, como é o caso de frituras, chocolates e outros.

Os cuidados do paciente ostomizado devem ser basicamente os mesmos. “Ter uma dieta equilibrada é o mais correto”, destaca Outeda. O profissional afirma que (é importante) seguir uma nutrição saudável, ricas em fibras, fracionada em 5 ou 6 refeições diárias. “A ingestão de líquidos (também) é importantíssima. O ideal consumir mais de 2,5 litros por dia”, explica.

Alimentos costipantes devem ser evitados, como é o caso de ricota, queijos, batata, cenoura ou suco de banana maçã, limão, melão, melancia e caju. Alguns alimentos que causam odores fortes, como peixes, frutos do mar, carnes temperadas ou defumadas, ovos e outros, devem ser consumidos em menor quantidade.

Segundo o enfermeiro, o ideal é ingerir alimentos saudáveis e nutritivos. “É importante se alimentar bem em todas as estações do ano, basta fazer as escolhas certas”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário